Essa matéria é baseada em fatos que aconteceram comigo no passado e também nos relatos de diversas pessoas que buscam o portal Alcalinize-se, com a finalidade de reequilibrar a saúde.
Você olha no espelho, percebe que está emagrecendo muito ou está engordando. Se preocupa, pois o seu corpo não é mais o mesmo. Passa a pesquisar por dietas para engordar ou emagrecer e encontra inúmeras soluções “mágicas” até em sites especializados com uma aparência “profissional”. Começa a participar de grupos, onde postam inúmeros métodos para emagrecer ou engordar em poucos dias e você começa a experimentar e até arrisca gastar muito dinheiro em reuniões de grupos sobre o assunto. Passa 1 semana, consegue eliminar 3kg e percebe que outras pessoas eliminaram até mais. Bate aquela frustração, porque você não conseguiu seguir corretamente os passos e fez algumas sabotagens, mas decide que é hora de mudar radicalmente, precisa dar um basta nessa situação. Recorre a métodos mais rápidos, começa a fazer sopa da USP, sopa fit, sopa que apareceu em uma matéria na revista da banca de jornal pra chapar a barriga em 1 semana, sopa das estrelas, sopa do programa de tv que a véia do cabelo arrepiado falou pra fazer que dá certo, sopa de hollywood, sopa da casa do carvalho e por aí vai.
Passa 1 semana, elimina 5kgs, se empolga, continua na sopa. Passam 2 semanas, elimina mais uns 3kgs e chega no seu objetivo. Volta a comer as mesmas coisas que comia antes da sopa e aqueles 8kgs eliminados, voltam em dobro e fica nesse efeito sanfona interminável. Recorre a remédios de tarja preta que te deixam com os nervos a flor da pele e a pele ressecada, sem contar no cabelo que parece uma palha seca. Recorre a inúmeros produtos químicos pra hidratar a pele e o cabelo diariamente, deixando o organismo cada vez mais intoxicado.
Chega inverno, a coriza aparece, nariz entupido, febre, mais remédio pra impedir que o vírus saia naturalmente. Chega no verão, a pressão aumenta, porque já é o efeito dos alimentos que estão retardando o fluxo natural de energia (coxinhas, batata-frita, pão, bolo, alimentos cozidos, refri, etc). Toma mais remédio, dá efeito colateral, toma remédio pra anular o efeito colateral e segue nesse ritmo desenfreado.
Chega final de semana, quer fazer jejum sem orientação, mas o corpo está tão intoxicado que o máximo que consegue é ficar umas 5 horas e ataca a geladeira como se não houvesse amanhã (saiba como fazer jejum, clicando aqui) ou decide comer o mínimo possível, também sem sucesso. Acorda na segunda-feira com o fígado gritando por socorro, mau humor, boca amarga, prisão de ventre, ou diarreia e assim vai sucessivamente.
Passa a diminuir a quantidade de carne e resolve virar vegan. Acaba tirando a carne do prato, pronto! Problema resolvido! Agora vai emagrecer, ficar com a pele e cabelos lindos! Então surgem as idéias:
- Mas o que farei pra substituir a carne?
- Já sei, vou usar proteína vegetal texturizada, que maravilha, tem até nos sabores carne e frango. Farei um belo sanduíche de pão francês com essa proteína, acompanhada de leite de soja, daquela marca que não testa em animais (veja aqui a matéria sobre a soja)
- Naquele grupo vegan dão receita com glúten, ótimo! (veja aqui a matéria sobre o trigo)
- Me inscrevi em um canal onde ensinam a fazer todos os pratos sem carne (coxinha, risole, lasanha, etc)
- Adorei aquela página onde ficam endeusando a batata-frita, nossa, como são inteligentes!
- Esse refrigerante não me fará mal, é só uma garrafinha.
Passam os meses e os problemas de saúde pioram, os remédios continuam (remédio não cura, apenas remedia), o seu corpo está sobrecarregado, sopas não dão mais aquele resultado esperado, aquele grupo de emagrecimento que você frequentava aumentou a mensalidade e a grana não deu, porque gastou muito com hospitais, remédios e consultas. Comprar shakes e outros artifícios daquela famosa empresa, nem pensar. Da última vez que emagreceu tomando shake, quase perdeu os rins de tanta inflamação.
E pra quem quer engordar? O problema é praticamente o mesmo e em ambos os casos, para engordar ou emagrecer, precisa se reequilibrar energeticamente. Pra quem está com muito ou pouco peso, em uma alimentação crudívora, vai primeiro eliminar as toxinas, líquidos acumulados e vai emagrecer naturalmente. Muita gente magra ao entrar para o crudivorismo, acaba desistindo porque emagrece devido ao detox, mas não tem disciplina pra praticar exercícios, meditação e poder reequilibrar o organismo, recuperando o peso desejado.
Este é um resumo dos inúmeros problemas que podem acontecer pra quem deseja reequilibrar a saúde. Sopas se bem preparadas podem ser boas pra aquecer nos dias frios, mas procure ver o que vai colocar na sopa. Já vi muita coisa bizarra de sopa feita com aqueles tabletes de caldo, carnes, óleo de soja e até mesmo canola, shoyu, queijo, bacon e afins. Tem também as sopas industrializadas que deveriam ser usadas como arma química, tamanha a quantidade de substâncias tóxicas. Pra mim o gosto e o cheiro são horríveis!
Outro detalhe importante: aquecer os alimentos acima de 42ºC, destrói os nutrientes. Clique aqui e veja a matéria que fiz sobre alimentos crus x alimentos cozidos. Já parou pra pensar que quando a comida está muito quente, temos que assoprar até chegar a uma temperatura adequada sem queimar a boca e a língua? É exatamente essa temperatura de 42ºC que os nossos lábios suportam e que não destrói os nutrientes dos alimentos. Existem muitas sopas no crudivorismo e você mesmo pode inventar uma sopa. Uma das vantagens do crudivorismo é a liberdade de criar e transformar os alimentos, pois temos centenas de alimentos vegetais a nossa disposição. Eu mesmo já cultivei tomates negros (comprei as sementes da China) e ficaram uma delícia.
Não se acomode, nem fique em um canto se lastimando porque a sua vida não vai pra frente. São pensamentos assim que te deixam mais ainda pra trás e as oportunidades vão embora.
Então compre umas sementes, participe de grupos de plantio, faça a sua pequena horta, até em vasos você consegue ter uma árvore frutífera. QUEM PLANTA, OS SEUS MALES ESPANTA!!!
Seguem algumas ideias de sopas crudívoras, vivas, cheias de energia, muito nutritivas, saudáveis, sem ingredientes tóxicos ou de origem animal.
Sopa de abacate
Ingredientes:
1 abacate
1 cebola pequena
Uma pitada de sal de ervas (a receita está aqui)
Flocos de algas a gosto
Preparo:
Bata tudo no liquidificador, adicionando um pouco de água morna para chegar ao ponto desejado.
Sopa de abacate 2
Ingredientes:
1 abacate
1 cebola pequena
1 xic. de suco de laranja-lima
1 pedaço de 1-2 cm de gengibre
Coentro e pimenta-do-reino a gosto
Preparo:
Bata tudo no liquidificador, adicionando um pouco de água morna para chegar ao ponto desejado.
Sopa de abobrinha com castanhas
Ingredientes:
1 abobrinha grande
1 xic. de tomate seco hidratado
2 xic. de castanha-do-para
2 col. de sopa de azeite de oliva
4 xic. de água morna
Paprica doce, cheiro-verde, pimenta-do-reino, limão e sal a gosto
Preparo:
Bata tudo no liquidificador, adicionando um pouco de água morna para chegar ao ponto desejado.
Sopa cremosa de abacate
Ingredientes:
1 abacate
1 xic. de nozes ou semente a sua escolha (prefira sementes ou grãos germinados) - Veja nesta matéria clicando aqui, sobre germinação.
1 cebola pequena
Gotas de limão
Alecrim, pimenta e sal a gosto
Preparo:
Bata tudo no liquidificador, adicionando um pouco de água morna para chegar ao ponto desejado.
Sopa de abacate e coco
Ingredientes:
1 abacate
1 colher de sopa de óleo de coco
1 pedaço de 1-2 cm de gengibre
2 folhas de couve
Semente de erva-doce, semente de coentro, coentro e sal a gosto
Preparo:
Bata tudo no liquidificador na potência máxima, adicionando um pouco de água morna para chegar ao ponto desejado.
Estes são pequenos exemplos e você pode variar. Se desejar, use água fria ou até mesmo leite vegetal, solte a sua imaginação, faça experimentos e só assim você verá um leque infinito de possibilidades dentro do crudivorismo. Na maioria das sopas e dos meus pratos eu gosto de usar abacate por um motivo, clique aqui e saiba o por quê.
VOCÊ PODE FAZER O QUE BEM ENTENDER EM SUA VIDA, DESDE QUE NÃO INTERFIRA NEGATIVAMENTE NA VIDA DOS ANIMAIS E DE OUTRAS PESSOAS.