Essa é uma receita bem simples e saudável, para quem deseja largar o açúcar tóxico (todo açúcar refinado não faz bem, inclusive o mascavo).
MODO DE FAZER:
Para fazer o açúcar verde, você vai precisar de 1 parte de erva doce, 1 parte de alecrim, 1 parte de stévia (planta) e 3 a 6 anis estrelado. Bata tudo no liquidificador até virar um pó, passe em uma peneira e o que ficar, continue batendo, depois é só armazenar em um vidro e guardar em local seco. 1 colher de café dá para adoçar muito. As partes podem ser de 100g cada e o anis como é muito caro e concentrado, pode ser por unidade.
PROPRIEDADES:
ERVA DOCE - Esta planta tem capacidade de reduzir os efeitos da fermentação dos alimentos no intestino, como a produção de gases, por isso pode ser usada para aliviar o desconforto causado pelo aumento destes gases no intestino. A erva-doce também é indicada em alguns casos para reduzir os níveis de açúcar no sangue e diminuir as ondas de calor, que são comuns durante a menopausa.
Além disso, os estudos mostram que a erva-doce têm propriedades antifúngica, antiviral, antimicrobiano, antioxidante, anticonvulsivante e antiespasmódicas e repelente de insetos, podendo ser usada contra a proliferação dos mosquitos da dengue, por exemplo.
ALECRIM
1. Melhora a digestão
O alecrim ajuda a combater a acidez e o excesso de gases. Dessa forma, diminui a distensão abdominal e a falta de apetite.
2. É um ótimo antibiótico natural
Devido às suas propriedades medicinais, o alecrim possui ação antibiótica, sendo mais eficaz contra as bactérias Escherichia coli, Salmonella typhi, Salmonella enterica e Shigella sonnei, que são normalmente relacionadas com infecção urinária, vômito e diarreia.
3. É um excelente diurético
O alecrim é um excelente diurético natural, podendo ser utilizado para baixar de peso e combater a retenção de líquidos no corpo. Esse chá aumenta a produção de urina estimulando o organismo a eliminar os líquidos e as toxinas acumuladas, melhorando a saúde.
4. Combate o cansaço mental
Vários estudos comprovaram os benefícios do alecrim para o funcionamento cerebral e, por isso, é uma excelente opção para períodos de estresse como antes de provas ou antes ou depois de reuniões de trabalho, por exemplo.
5. Protege a saúde do fígado
O alecrim pode atuar melhorando o funcionamento do fígado e diminuindo a dor de cabeça que surge depois de ingerido bebidas alcoólicas ou ter comido em excesso, principalmente comidas com grande teor de gordura.
6. Ajuda no controle da diabetes
O alecrim também ajuda a manter a diabetes sob controle, já que diminui a glicose e aumenta a insulina. O ideal é ter uma alimentação adequada, evitando alimentos em excesso, glúten, carnes e outros que possam reduzir o fluxo de energia do corpo.
7. Combate a inflamação
O alecrim também é excelente para combater a inflamação e aliviar a dor, o inchaço e o mal estar. Por isso, pode ajudar a combater a inflamação no joelho, a tendinite e, inclusive, a gastrite, que é a inflamação no estômago.
8. Melhora a circulação
O alecrim possui efeito antiplaquetário, sendo, por isso, de grande utilidade para quem tem problemas circulatórios ou que necessitam manter repouso durante alguns dias, já que melhora a circulação e evita a formação de trombos, que poderiam obstruir a circulação. Por isso, uma das recomendações é consumi-lo depois de uma cirurgia, por exemplo.
9. Ajuda a combater o câncer
Alguns estudos indicam que o alecrim é capaz de diminuir o desenvolvimento de células tumorais devido a sua ação antioxidante, mas a planta não faz milagres, precisa de muita disciplina na vida em geral, para vencer esse inimigo.
10. Pode ajudar no crescimento do cabelo
Além de tudo isso, o alecrim pode ser usado para lavar o cabelo, porque ele fortalece os fios, combate a oleosidade excessiva, combatendo a caspa. Facilita também o crescimento do cabelo, porque melhora a circulação do couro cabeludo.
STÉVIA - é uma planta muito doce e chega a ser 300 vezes mais doce que o açúcar refinado, mas sem o risco de detonar o seu organismo.
1. Ajuda na alteração do metabolismo dos carboidratos (diabetes ou hipoglicemia), inclusive para controle do apetite e do peso
2. Controla a hipertensão
3. Aumenta a imunidade (melhora de gripes e resfriados)
4. Reduz a fadiga
5. Ajuda em algumas queimaduras
6. Fecha alguns cortes (sem deixar cicatriz)
7. Alivia a dor em geral
8. Reduz alguns problemas de pele
9. Diminui o sangramento de gengivas e promove a higiene dental
10. Ajuda na cicatrização de herpes labial
11. Trata os desconfortos digestivos
12. Reduz a dor de garganta
13. Controla as rugas faciais e controle da acne
14. Melhora a energia mental e física
15. Reduz desejo de fumar
16. Inibe do crescimento, e até mesmo ajuda a destruir certos vírus e bactérias nocivas (inclusive bactérias orais)
ANIS-ESTRELADO
1. Previne o aparecimento da gripe
O anis-estrelado é um depósito natural de ácido xiquímico, uma substância que é utilizada na indústria farmacêutica para produzir o remédio antiviral oseltamivir, mais conhecido como Tamiflu. Este remédio é usado para prevenir e tratar infecções pelos vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e B, que são responsáveis pela gripe.
O consumo regular de anis estrelado, seja em preparações culinárias ou na forma de chá, pode ser uma ótima forma natural de prevenir a gripe, especialmente durante períodos de maior incidência dessa doença.
2. Combate infecções por fungos
Por ser rico em anetol, o anis-estrelado tem forte ação contra vários tipos de microrganismos, incluindo os fungos. Segundo estudos feitos em laboratório, o extrato de anis-estrelado é capaz de inibir o crescimento de fungos como Candida albicans, Brotytis cinerea e Colletotrichum gloeosporioides.
3. Elimina infecções bacterianas
Além da função contra fungos, o anetol do anis-estrelado também impede o desenvolvimento de bactérias. Até o momento, foi identificada ação contra as bactérias Acinetobacter baumannii, Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus e Escherichia coli, em laboratório. Estas bactérias são responsáveis por vários tipos de infecções, como gastroenterite, infecção urinária ou infecção de pele.
Além do anetol, os estudos indicam que outras substâncias presentes no anis-estrelado também podem contribuir para sua ação antibacteriana, como é o caso do aldeído anísico, da cetona anísica ou do álcool anísico.
4. Fortalece o sistema imune
Assim como a maior parte das plantas aromáticas, o anis-estrelado tem boa ação antioxidante devido à presença de compostos fenólicos na sua composição. Embora alguns estudos tenham identificado que o poder antioxidante do anis-estrelado pareça ser inferior ao de outras plantas aromáticas, esta ação continua ajudando a fortalecer o sistema imune, já que elimina radicais livres que atrapalham o correto funcionamento do corpo.
Além disso, a ação antioxidante também tem sido relacionada com a diminuição do risco de desenvolver doenças cardiovasculares e câncer.
5. Elimina e repele insetos
De acordo com alguns estudos feitas com o óleo essencial de anis-estrelado, foi identificado que a especiaria tem ação inseticida e repelente contra alguns tipos de insetos. Em laboratório, foi confirmada sua ação contra as "moscas das frutas", baratas germânicas, besouros e até pequenos caramujos.
6. Facilita a digestão e combater gases
O anis-estrelado possui ação carminativa e anti-inflamatória e, por isso, pode ser consumido após refeições muito pesadas e gordurosas, pois é capaz de facilitar a digestão e de evitar o acúmulo de gases no estômago e no intestino.
Comments