É uma das maiores fontes de nutrientes para a saúde emocional e mental. Há mais de 5 mil anos tem sido usada pelos índios americanos, e foram levadas para outros países pela Espanha.
As gorduras poli-insaturadas presentes na semente desempenham função auxiliar na redução do mau colesterol e atuam como antioxidantes essenciais para formação e recuperação muscular. O consumo das sementes, além de castanhas e amêndoas que são alimentos ricos em ácidos graxos, é eficaz para evitar a incidência de tromboses arteriais, para combater a hipertensão e para a prevenção de doenças cardiovasculares.
A semente é uma excelente fonte de fibras e proteínas, com potássio, magnésio, cobre, fósforo, selênio e vitamina E, além de possuir um óleo benéfico para nosso organismo. Possui alto teor de vitamina B, E e A, além das gorduras poli-insaturadas – ômegas 3 e 6.
Se você suplementa com ômega 6 a base de peixe que é indigesto e muitas vezes pode estar oxidado, causando reações negativas, que tal passar a usar a semente de girassol? É mais barata, contém muito mais propriedades, é eficaz e combina com vários pratos.
Algumas propriedades da semente de girassol:
Ajuda a combater o mau colesterol, evitando que ele se fixe nas paredes das artérias;
Fonte de selênio, reconhecidamente importante na prevenção do câncer;
É desintoxicante;
Seus fitoesterois aliviam os sintomas da menopausa;
Ajuda a recuperar a musculatura no pós-treino;
A saúde da pele aumenta devido à vitamina E das sementes;
Aumenta a saciedade;
O magnésio nessas sementes aliviam o estresse, acalmando os nervos;
Boas para tratar enxaqueca;
As sementes apresentam magnésio e cobre, que ajudam na saúde dos ossos, dentes e unhas;
Suas fibras ajudam no funcionamento do intestino;
A vitamina E encontrada nas sementes de girassol ajuda a aliviar dores, provocadas por doenças de natureza inflamatória, como artrite reumatóide, úlceras, etc.
Têm um efeito positivo sobre o humor, diminuindo as chances de depressão. Elas contêm triptofano, um aminoácido essencial que ajuda a produzir a serotonina, um importante neurotransmissor.
É uma boa fonte de Ácido Fólico (folatos). A vitamina é essencial para a produção de um novo DNA, que é necessário para a formação de novas células.
É um remédio natural para ter alívio da congestão no peito.
É a melhor fonte natural de proteína. A proteína ajuda na reparação do tecido muscular e auxilia em várias funções enzimáticas do corpo.
Reduz o risco de infecção em lactentes e previne distúrbios como partos prematuros e baixo peso ao nascer.
Ajuda a prevenir a asma e os sintomas relacionados como nariz entupido, frio e tosse.
É rica em carotenoides, que ajuda na prevenção de cataratas.
Contém boas quantidades de zinco, e ajuda a manter o sistema imunológico saudável. O zinco também é útil na cicatrização de feridas e mantém afiado o sentido olfativo e degustativo.
Contêm cobre, que é vital para manter a pele saudável. O cobre é utilizado pelo nosso corpo para produzir melanina, o pigmento que é responsável por proporcionar cor a sua pele.
É uma boa fonte de ácidos graxos essenciais, tais como os ácidos linoleico, oleico, palmítico e esteárico, que estimulam a formação de colágeno e elastina, tornando a pele macia e suave.
Ainda tem dúvidas desse poderoso aliado a saúde? A natureza está aí para nos servir e curar as nossas enfermidades, promovendo o equilíbrio. Mude o seu mundo e mudará o planeta!