top of page
Foto do escritorEdson Sá

Tenha tempo para não perder tempo



Essa é uma sugestão de otimização do seu dia-a-dia e é algo que venho fazendo há algum tempo. Essas dicas são para você, que deseja melhorar o tempo que tem de sobra e que não quer mais ficar no trono de um apartamento, com a boca escancarada cheia de dentes, esperando a morte chegar.


Você sempre adia coisas importantes para o amanhã e quando chega o dia seguinte, vai empurrando sempre para depois? Essa procrastinação se torna um vício e até alguns arrumam desculpas esfarrapadas para não realizarem atividades saudáveis (já ouvi até uma desculpa de que o celular apagava sozinho mensagens do whatsapp) e depois ficam se queixando que não conseguem ter uma vida saudável, mas o barzinho no final da tarde é sagrado.


O tempo é algo que nunca volta e a cada fração, você envelhece, deixa de fazer coisas importantes, deixa de ser alguém importante para você mesmo.


Eu não sou de usar agenda, nem aplicativos de organização, mas achei nesse método simples, uma forma melhor de otimizar o meu dia-a-dia.


Você pode usar qualquer coisa pra marcar o tempo, até um timer de cozinha serve. Divida o seu dia em espaços de 1 hora, desde quando você acorda, até a hora de dormir.


Um exemplo: Você acorda 6 da manhã e dorme às 22:00, marque 1 hora e faça alguma atividade, depois marque mais 1 hora e faça outra coisa. Se fosse seguir a risca, você faria 16 atividades em 1 dia e é óbvio que você não é um robô, ninguém pode ser, longe disso, mas esse é um exemplo de quantas atividades você pode realizar em um único dia.


Acorde, alongue-se, depois medite ou pratique outros exercícios em 1 hora, na outra hora, cuide de plantas, depois faça uma refeição leve, depois aprenda algo, estude um livro (gosto de usar esse termo ao invés da leitura simples, estude um livro, absorva o máximo que puder dele). Você pode, por exemplo, aprender uma língua (1 hora estudando outro idioma, por dia, serão mais de 300 horas por ano, no mínimo). Quer aprender a plantar, construir algo, se especializar em alguma atividade, dedique-se ao menos 1 hora e verá o quanto o seu dia valerá a pena.


Você pode inclusive fazer mais de 1 atividade ao mesmo tempo. Enquanto cuida de plantas ou se exercita, por exemplo, poderá escutar um audiobook.


Procure dedicar 1 hora por dia, para limpar as suas gavetas, bolsas, carteiras, jogue papéis velhos (pode também compostar os papéis), doe as roupas e calçados que não usa mais, aprenda a reformar móveis antigos, conserte o que está quebrado e se não puder, tente transformá-lo em outro objeto.


Algumas atividades podem durar mais tempo, não tem problema, desde que você faça com dedicação.

 

É importante também se desconectar do mundo virtual para realizar algumas atividades, aumentará o seu foco e se intoxicará menos com as frequências negativas que são expostas diariamente nas redes sociais, com quem justamente dedica o tempo ocioso para fazer o mal.

 

Se quiser, pode usar uma agenda pra fazer um roteiro do seu dia-a-dia, inclusive tem ótimos aplicativos para celular e computador, ou escreva em um caderno mesmo, desde que você não faça disso, uma atividade robotizada, sem graça. Tudo tem que ser prazeroso e produtivo. Esse texto, por exemplo, fui escrevendo mentalmente, enquanto cuidava das plantas e ouvia música e depois passei pra nuvem.


Não sabe fazer nada? Não tem interesse em aprender nada? Acha que não tem nenhuma serventia aqui no planeta? Comece a se amar, faça uma limpeza interna (saiba mais, clicando aqui)


O tempo é precioso, valorize-o e valorize-se!

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Açúcar verde

Comments


bottom of page