Sucos verdes são ótimos aliados pra quem deseja se nutrir, limpar e fazer uma manutenção preventiva no organismo. É óbvio que você deve sempre procurar um especialista em nutrição para indicar todos os processos de limpeza (rins, fígado, vesícula, pulmão, estômago, intestino e principalmente uma desparasitação completa). Os sucos verdes não fazem milagre. Não adianta tomar suco verde e continuar com uma alimentação intoxicante. Você pode passar mal e culpar o suco, por isso que muitos largam os tratamentos saudáveis, após os primeiros sintomas de detox. Nessa matéria não mencionarei as propriedades terapêuticas de cada alimento, mas darei dicas de como fazer um bom suco verde e gastando pouco.
1. Prefira alimentos de época
Os alimentos mais baratos são os de época. Verifique em cada mês, quais alimentos estão sendo colhidos, caso você não tenha uma horta. PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) são excelentes nos sucos e você encontra gratuitamente na natureza. Folhas verdes que os feirantes descartam, também são ótimas para os sucos. Geralmente eles descartam folhas de: couve, beterraba, cenoura e algumas hortaliças. Escolha as melhores e composte as outras.
Frutas não!!!
A única fruta seria a maçã orgânica (sem ser orgânica tem muito agrotóxico), mas serve somente para adoçar e não é vital em um suco verde. As outras frutas tem o problema da quebra de fibras, sobrando muita frutose e em um organismo inflamado, poderá intoxicar mais ainda. Prefira comer as frutas ao invés de tomar o suco delas.
2. Use mais alimentos que contenham água estruturada
O que é água estruturada?
É uma água biológica, coloidal, contendo enzimas ativas, minerais, nutracêuticos e bactérias benéficas. As águas estruturadas do interior das células dos vegetais, relacionam-se diretamente com as águas estruturadas do interior de nossas células. É importante que possamos equilibrar as águas da natureza com nossas águas internas.
Dentro de nossos corpos temos três lagos com águas estruturadas, mas com diferentes elementos em cada uma delas. Temos a água intravascular, que é o sangue, mais rico em proteínas, ocupada por glóbulos vermelhos e brancos, imunoglobulinas e plaquetas. Dependendo da refeição estará repleto de nutrientes (aminoácidos, carboidratos, gorduras, vitaminas, etc.). Temos a água intersticial, que banha as células por fora, composta de um plasma sem proteínas, portanto muito menos denso e viscoso. E por último o mais vasto lago, o intracelular, a água que habita o interior de nossas células, repleto de proteínas e veículo de todas as reações que envolvem a vida. Independente a que lago pertença, nossas águas internas são todas coloidais, biológicas: são estruturadas.
Quanto mais estoque de água estruturada tivermos em nossas células, mais saúde teremos em nossos sistemas biológicos. Quanto mais água estruturada no interior das células, mais equilíbrio ocorrerá entre os íons celulares tais como o cálcio, potássio e sódio, que transitam de um lado para o outro da membrana celular, determinando o equilíbrio coloidal-osmótico, e consequentemente equilíbrio eletro-químico, com estabilização da membrana celular.
E essa é a importância de fazer um suco verde, sem água da torneira ou do filtro, usando somente a água estruturada dos vegetais. Evitem filtros por osmose, ou seja lá o que for (não viaja no modismo). Prefira SEMPRE o que a natureza oferece. Ela é perfeita e está pronta. Você PODE e DEVE tomar uma boa água potável todos os dias, mas sem colocar nos sucos verdes, ok?
3. E pra quem não tem uma ultra-mega-blaster centrífuga de alimentos?
Você pode fazer no liquidificador. Ahhhhh, mas o meu liquidificador é muito velho, o motor não aguenta!
Dicas de como fazer o suco verde em um liquidificador fraco:
Você vai precisar de uma bacia pequena, um ralador e um tecido pra coar. Pegue primeiro os legumes que contenham mais água e passe no ralador. Coloque no liquidificador e bata (se precisar, use uma cenoura ou outro legume pra ajudar a bater - biosocador). Bata bem e depois vá acrescentando as folhas verdes aos poucos. Se preferir, antes de colocar as folhas, coe no tecido e essa água bata com as folhas verdes, coando novamente depois.
Use água de kefir para ajudar, ou água de coco ou kombucha. São excelentes probióticos.
4. Dicas da Dra. Mônica Vitorino
Suco verde deve ter de folhas na quantidade que comeria em uma salada. Se seu suco é só de couve, está errado. O ideal é usar uma variedade de 3 a 4 tipos de folhas verdes. Especialmente as verdes escuras pelo teor de ferro. O objetivo do suco verde é ingerir clorofila numa quantia que não se consegue ingerir em uma salada.
Não usar água, usar somente o sumo das plantas, sementes germinadas e raízes.
Deve-se coar sim, pois não temos mais que um estômago e não somos ruminantes como as vacas. O objetivo é se beneficiar da clorofila. “Como uma injeção na veia ”
Saia do convencional ...use os brotos, use sempre grama do trigo que é curativa, use as PANCS, tipo tanchagem, beldroega, folhas de uva, ora pro nobis, penicilina, trapoeraba, mentruz, ..... Não misture frutas com folhas verdes. Frutas combinam com raízes. Use sempre o limão que é alcalinizante.
Usar uma raiz, um tipo de semente germinada e o limão, vitamina C para ativar o ferro. Coe com auxílio de um coador de voal e se não tiver com um coador comum mesmo.
Os resíduos podem ser aproveitados: farofas, panquecas, arroz e até em argila na pele. Pesquise sobre as PANCS, (Plantas Alimentícias Não Convencionais), tem muitos matos que são alimentos de alto valor nutricional. Mas é necessário conhecer para saber usar sem lhe causar alergias ou intoxicação.
5. Outras opções de reaproveitamento dos resíduos do suco
Você pode aproveitar para compostar, fazer adubo, fertilizante para as plantas. Na internet tem um vasto campo sobre isso e poderá até ajudar a fazer a sua primeira horta, que tal?
Pode também fazer bolachinhas para degustar de tarde ou na hora da fome.
A receita é bem simples: pegue os resíduos do suco, acrescente orégano, sal de ervas, azeite, cebola, misture tudo, espalhe em uma forma untada com azeite ou sobre um papel manteiga e coloque para desidratar. Esses temperos são apenas sugestões, você pode fazer do jeito que a sua imaginação desejar, só não coloque lixo industrializado e nem de origem animal, pois estará se envenenando. Vá misturando os ingredientes e provando, até perceber que está a seu gosto e depois de pronto, você pode passar algum acompanhamento (na seção de receitas tem várias dicas). Não tenha preguiça de fazer algo, VÁ E FAÇA!
Tudo o que é feito com amor e boas energias, sempre progride!
Tenho vários livros publicados. Todos são ilustrados, repletos de assuntos interessantes, somando todos deve passar de 3 mil páginas, é muita leitura, dá pra se divertir em qualquer lugar, porque são de fácil acesso e ainda por cima são GRATUITOS! Você pode ler no celular, tablet, pc, mac e se quiser, pode até imprimir, mas acho melhor ver na tela, assim economiza papel. Desde 2014 venho publicando esses livros ilustrados, você pode até mandar mensagem, olha que bacana e se quiser, deixar um like. Aqui estão os links dos livros ilustrados:
Esse livro tem muita matéria bacana e receitas pra você se divertir na cozinha https://alcalinize-se.wixsite.com/portal/blog
Esse livro é um dos primeiros - aqui tem mais de 1000 páginas com assuntos diversos, todos ilustrados, coloridos, fáceis de entender https://www.facebook.com/edson.sa.artesao
Esse livro é bem especial, ele é animado, não é o máximo! Dá pra você assistir e até se inscrever. https://www.youtube.com/channel/UCylsBcsLoIFvhb-pD1-y60g
Esse eu considero um dos melhores, tem mais de 1000 páginas, todas ilustradas e está sempre em atualização. https://www.instagram.com/edson.sa.artesao/
Esse é um livro especial, indicado para pessoas que desejam mudanças em vários sentidos. https://www.facebook.com/mudeoplaneta/
Essa é a biblioteca repleta de outros livros, revistas e tem até lojas pra você visitar no conforto de sua casa. Ideal pra quem estuda ou deseja buscar conhecimento. https://alcalinize-se.wixsite.com/portal
NÃO FIQUEM SÓ LENDO A CAPA E TÍTULOS - SE VOCÊ TEM GOSTO PELA LEITURA,
USE E ABUSE. APROVEITE E COMPARTILHE.
Comentários