Os cientistas têm identificado que existe uma relação entre a depressão mais comum no inverno e a química do cérebro, o que pode explicar porque algumas pessoas sofrem de mau-humor e depressão invernal.
Um estudo da Universidade de Toronto (Canadá) publicado nos arquivos de Psiquiatria Geral indica que as desordens afetivas estacionais estão relacionadas com a falta de energia, a fadiga, o desejo de comer em excesso e a tendência a dormir muito, bem como à depressão.
Esta desordem estacional, que pode debilitar a saúde e produtividade, está associada com a diminuição do tempo de exposição à luz solar, mais comum nos dias mais curtos e escuros de inverno. Esta condição afeta milhares de pessoas no Reino Unido e países mais próximos aos pólos.
Os cientistas dizem que é comum para as pessoas que moram em zonas tropicais terem
melhor humor e energia durante os comuns dias ensolarados e luminosos.
Mapeamento do cérebro
Pesquisadores especialistas no assunto realizaram o mapeamento no cérebro de 88 voluntários, entre os anos 1999 e 2003. Durante o outono e inverno foi detectada a atividade de uma proteína que bloqueia a serotonina(*), resultando em maior probabilidade do indivíduo sofrer de humor depressivo. Ou seja, quanto mais ativa
é esta proteína, mais baixos os níveis de serotonina no cérebro, maior dificuldade para o cérebro regular a química do humor. Assim, eles acham que a luz tem um efeito direto na atividade de dita proteína. As pesquisas têm demonstrado que os sintomas da depressão do inverno diminuem quando existe exposição à luz solar durante a parte da manhã. Isto sugere que o tempo de permanência e exposição à luz é mais importante do que a intensidade de luz recebida.
Esta descoberta tem importantes implicações no entendimento das mudanças do humor nos indivíduos sadios relacionadas com as estações do ano bem como a vulnerabilidade das desordens afetivas e a relação com a exposição à luz.
O Dr. Jonathan Johnston, um acadêmico em neurociência da Universidade de Surrey disse: Os dados indicam que existe uma correlação entre a proteína transportadora de serotonina com as horas de sol luminoso, embora o mecanismo de como isto aconteça ainda não tenha sido elucidado.
(*) A serotonina é um neurotransmissor, envolvido na comunicação entre as células do cérebro (neurônios). Tem especial influência nos mecanismos do sono, humor e memória. Esta comunicação é fundamental para a percepção e avaliação do meio que rodeia o ser humano, e para a capacidade de resposta aos estímulos ambientais.
fonte: Doce Limão
Os riscos de se usar protetor solar
Existe o mito de que o sol causa câncer e muitos médicos provaram que o sol faz o oposto, nutrindo a nossa pele e consequentemente o nosso organismo. Essa é a composição de um dos protetores solares vendidos no mercado:
Aqua, C12-15 alkul benzoate,octocrylene, ethylhexyl triazone, butyl methoxydibenzoylmethane, aluminum starch octenylsuccinate, bis ¿ ethylhexyloxuphenol,
methoxyphenyl triazinr, butylene glucol, titanium dioxide, potassium cety phosphate, triacontanyl PVP, caprylyl methicone, benzyl alcohol, phenoxyethanol, triethanolamine, sílica, cetyl palmitate, tribehenin, dimethicone, stearyl alcohol, C14 22 alcohols / C12 20 alkyl glucoside, parfum (alpha isomethyl lonone, amyl cinnamal, benzyl benzoate, citronellol, coumain, de-limonene, eugenol, geraniol, hydroxycitronellal, linalool), disodium EDTA carbomer, acrylates / C10 30 alkyl acrylate crosspolymer, tocopheryl acetate.
Você quer colocar essa bomba de produtos químicos na sua pele? Quer cobrir os poros e
não deixar as toxinas saírem? CUIDADO! A pele é o maior órgão do nosso corpo e ela precisa respirar, eliminar toxinas e uma pele abafada acaba evitando a vitamina D, muito importante em nosso organismo.
O que a falta de vitamina D pode provocar
1) Gripe
2) Fraqueza muscular
3) Psoríase
4) Doença renal crônica
5) Diabetes
6) Asma
7) Doença periodontal
8) Doenças cardiovasculares
9) Esquizofrenia e depressão
10) Câncer
Benefícios da vitamina D
1) Fortalece os ossos
2) Protege o coração
3) Gravidez segura
4) Previne e controla o diabetes
5) Tonifica os músculos
6) Previne o câncer
7) Evita gripe e resfriados
8) Fortalece os pulmões
9) Reduz efeitos do Alzheimer
10) Diminui a TPM
Qual o melhor horário pra tomar sol?
Para quem não está acostumado e em fase de transição e desintoxicação alimentar, o ideal é 15 minutos diários no mínimo, antes das 10 da manhã e depois das 16 horas e para quem já leva uma vida alcalina, praticando jejuns euma alimentação crudívora, pode ser o dia todo.
OBS: O sol, até no inverno, é importante para a manutenção preventiva de nossa saúde. Também não adianta você ficar horas por dia no sol e depois se alimentar com industrializados. TEM QUE MUDAR A ALIMENTAÇÃO!!!!! Consuma mais alimentos crus (frutas, legumes e verduras), hidrate-se com uma boa água, pratique exercícios, pode ser até uma pequena caminhada e seja feliz!